Adriano Arrué Melo

Você sabe como funciona o Seguro Agrícola?

Foi justamente sobre esse tema que conversei com o gerente geral da agência agro do Banco do Brasil de Santa Maria, Ricardo Nunes Schlosser e com um perito que faz vistorias de campo na região. A ideia era entender e principalmente passar essas informações para produtores, técnicos e todos que se interessam pelo agronegócio.


Produto recente

O seguro agrícola é recente na agricultura, tendo início nos anos 2000, mas tendo um aumento efetivo nos últimos 10 anos. Por isso, várias dúvidas ainda existem sobre como funciona essa importante ferramenta que pode auxiliar os agricultores a mitigar os seus riscos.

O que pode ser segurado?

 A produtividade da lavoura é que pode ser segurada, ou seja, o produtor pode fazer um seguro de 50% até 75% da média do município. Outro detalhe importante é que o seguro não cobre apenas a falta de chuva, mas também a ocorrência de outros eventos climáticos.


Quanto custa fazer um seguro agrícola?

É importante ressaltar que o valor do seguro, varia a cada ano, mas na safra 2022/23, o custo médio do seguro agrícola estava em torno de 2 a 4 sacos/ha. Se analisarmos dentro dos valores investidos na lavoura, o seguro pode ser extremamente importante para evitar possíveis prejuízos.

Em caso de sinistro

Um detalhe importante é de que os agricultores avisem a seguradora já no início do evento, para que possa ser feito um acompanhamento dessa lavoura. Isso é importante pois evita possíveis problemas no pagamento do seguro, ou seja, o agricultor não deve esperar apenas a colheita para comunicação do fato.

Momento da perícia

Podem ser realizadas periciais de acompanhamento da lavoura desde o acionamento do sinistro até a colheita. Isso permite ao perito fazer um laudo mais completo e principalmente, garante ao produtor que o serviço contratado realmente possa ser acionado sem problemas. Para a quantificação da produtividade da área é necessário que a colheita seja realizada junto com o perito em aproximadamente 3% da área em todas as áreas representativas da lavoura.


Cuidados na contratação

Como qualquer serviço, os agricultores devem ficar atentos aos detalhes no momento da contratação. As principais causas de indeferimento do acionamento do seguro são o uso de sementes não certificadas, fiscalizadas ou fora do anexo 33; o não cumprimento do zoneamento agrícola e o plantio fora da área segurada. Em caso de dúvidas, sempre bom consultar um engenheiro agrônomo.

Conclusões

O seguro agrícola é importante para que os agricultores tenham uma garantia de produtividade. Nas últimas duas safras, aqueles que tinham realizado o seguro, tiveram um menor prejuízo, evitando perdas que podem acabar tirando o sono dos agricultores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Adriano Arrué Melo

A queda do valor da soja Anterior

A queda do valor da soja

Próximo

Você sabe como funciona o Seguro Agrícola?